O marketing médico tem se tornado cada vez mais importante. Não é segredo que as pessoas pesquisam absolutamente sobre tudo na internet, inclusive na hora de escolher seus médicos. No entanto, é importante seguir as determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estabelece um Código de Ética para guiar os médicos sobre como realizar o marketing
1 – Fotos de antes x depois
É expressamente proibido divulgar fotos de antes e depois de qualquer procedimento, mesmo com autorização do paciente. Compreende-se que os resultados podem variar de paciente para paciente.
2 – Selfies no trabalho
Essa é uma determinação que nem todo mundo presta atenção na publicidade médica. Mas em situações de trabalho e atendimento, os médicos são proibidos de tirar selfies, uma vez que isso quebra o anonimato e a privacidade do paciente.
3 – Fotos de equipamentos
O CFM permite que as instituições de saúde, como clínicas, hospitais, consultórios e laboratórios, possam divulgar fotos de seus equipamentos. No entanto, esse conteúdo não pode ser usado para justificar a garantia ou sucesso de um determinado tratamento.
4 – Informações não comprovadas
O conteúdo divulgado deve sempre ter um embasamento científico comprovado. Caso contrário, o compartilhamento de qualquer informação que não tenha reconhecimento é expressamente proibido.
5 – Participação na imprensa
Os médicos podem participar de conteúdo jornalístico na imprensa, seja na rádio, mídia impressa, televisão ou internet (redes sociais, websites, blogs, etc). No entanto, o conteúdo deve ter caráter exclusivamente informativo e educativo. De maneira nenhuma, o médico deve usar a sua participação na mídia para se autopromover ou divulgar a venda de um produto/serviço.
Para ler na íntegra as regras do CFM, clique no link: https://portal.cfm.org.br/publicidademedica/
Quer alavancar o seu negócio online? Preencha o nosso formulário para orçamento de Redes Sociais ou entre em contato conosco para enviarmos uma proposta.